Esse tema sem dúvidas é um grande tabu, entretanto a saúde sexual masculina, cada vez mais, tem recebido mais atenção à medida que homens e seus médicos se sentem mais confortáveis para discutir problemas sexuais. Por isso, trago a vocês esse artigo de modo que dúvidas sejam sanadas e possam lhe ajudar na decisão de buscar um profissional qualificado para cuidar dessa parte que possui uma grande importância. Com novos tratamentos disponíveis, muitos homens podem permanecer sexualmente ativos até os 70 anos ou mais. Entre os problemas sexuais mais comuns enfrentados estão a ejaculação precoce e a disfunção erétil (DE).
Mas o que causa a tão famosa impotência sexual ou disfunção Erétil (DE)? Eu vou te explicar!
Causas: a DE é a incapacidade de obter ou manter uma ereção adequada para a relação sexual. Diversos fatores podem contribuir para essa condição, mas seguem os principais:
- Fluxo sanguíneo limitado: condições como tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade e o envelhecimento natural podem reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis. Medicamentos para hipertensão e outras condições também podem interferir na função sexual.
- Causas neurológicas: problemas como acidente vascular cerebral, trauma peniano, diabetes, lesão na medula espinhal ou cirurgias na próstata que danificam os nervos do pênis.
- Medicamentos: muitos medicamentos, especialmente aqueles que afetam o sistema nervoso ou reduzem os níveis de testosterona, podem causar DE.
- Causas psicológicas: depressão, ansiedade de desempenho e falta de foco podem levar à DE psicogênica.
Como é feito o diagnóstico Dra. Marília? um diagnóstico completo envolve um histórico sexual detalhado, o contexto de vida desse homem, um exame físico detalhado e exames de sangue para diagnósticos diferenciais. É importante que os homens respondam às perguntas do médico de forma honesta para determinar a causa exata do problema. É importante que você saiba que seu médico está ali para lhe ajudar, por isso, não fique com vergonha ou qualquer coisa do tipo.
Existem tratamentos para essa condição?
- Mudanças no estilo de vida: a melhorar a dieta, fazer exercícios físicos, dormir adequadamente e reduzir o estresse podem ajudar substancial. E às vezes é o que resolve com mais eficiência a maioria dos casos.
- Tratamento medicamentoso: medicamentos como sildenafil (Viagra), vardenafil (Levitra), tadalafil (Cialis) e avanafil (Stendra) aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis e são frequentemente a primeira linha de tratamento juntamente com os tratamentos não medicamentosos.
- Autoinjeção peniana e MUSE: Alprostadil pode ser injetado diretamente no pênis ou inserido na uretra para induzir uma ereção.
- Dispositivos de ereção assistida por vácuo: Criam uma ereção usando vácuo para aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis.
- Próteses penianas: Dispositivos infláveis ou hastes semirrígidas implantadas cirurgicamente são uma opção para homens que não respondem a outras terapias.
- Terapia de reposição de testosterona: Para homens com níveis baixos de testosterona, essa terapia pode melhorar a libido e a função erétil.
- Psicoterapia: Útil para tratar a DE causada por fatores psicológicos como ansiedade e depressão.
Ejaculação Precoce, o que é e como lidar com esse problema?
Definição: A ejaculação precoce ocorre quando a ejaculação acontece mais cedo do que o desejado, geralmente em menos de dois minutos após o início da atividade sexual, o que geralmente é frustrante para ambos os parceiros, mas sobretudo para a mulher que necessite de um maior tempo para atingir o orgasmo. Hoje, esse é um problema muito comum e pode ocorrer por questões físicas/biológicas, mas também como consequência da excessiva exposição à materiais e conteúdos excessivamente erotizados que afastam as pessoas da concretude do ato sexual.
Existem tratamentos para essa condição?
Sim, mas assim como a disfunção erétil, esse problema precisa passar por uma avaliação aprofundada por parte do profissional e o seu tratamento deve envolver desde aspectos comportamentais até tratamentos medicamentosos, se necessário.
Alguns dos medicamentos que podem ser usados são:
- Medicamentos antidepressivos: Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) como sertralina e paroxetina podem prolongar o tempo até a ejaculação.
- Terapia tópica: Cremes de lidocaína podem reduzir a sensibilidade e prolongar a relação sexual.
- Terapia sexual: Técnicas comportamentais e exercícios de controle podem ajudar.
Assim, os problemas sexuais masculinos, como a disfunção erétil e a ejaculação precoce, são comuns e frequentemente tratáveis. Por isso, a consulta com um urologista pode ajudar a identificar a causa subjacente e a selecionar o tratamento mais adequado. Por isso, homens que enfrentam essas condições devem procurar ajuda médica para melhorar sua saúde sexual e, consequentemente, sua qualidade de vida. Conte comigo!